Relembramos sempre com bastante saudade das brincadeiras, dos jogos, das travessuras e das aventuras com os companheiros de escola.
Criança que se preza tem que soltar pipa, rodar pião, jogar bolas de gude, correr de bicicleta, subir em árvores, jogar bola, ler revista em quadrinhos, assistir filmes no cinema; ser criança e não adulto, viver o momento presente sem pensar no futuro, porque criança é criança.
Coisas ruins não combinam com crianças, como por exemplo: a morte, a violência, a solidão, o abandono, nada que possa trazer-lhe tristeza, pois criança não pode ser triste.
Infelizmente, no nosso país, milhões de crianças nunca chegaram a ser criança, tiveram sua infância amputada, pois dormem nas ruas, sofrem perseguições, consomem drogas, fumam, ingerem bebidas alcoólicas, passam fome, não estudam, não possuem presentes; vivem sofrendo como se fosse adulto, mas criança não pode sofrer.
A declaração dos direitos da criança, aprovada pela ONU em 20/11/1959 cita:
- A criança tem direito à educação gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares;
- A criança tem direito a alimentação, moradia, lazer e serviços médicos adequados;
- A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono e exploração, não deverá trabalhar antes de uma idade adequada;
... E muitos outros direitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fico feliz por receber a sua visita no meu blog e volte sempre que possível! Um beijo da Tia Fabiana.